Sobre o piloto:
Petter "Hollywood" Solberg nasceu a 18 de Novembro em Østfold, no sudeste da Noruega. Tornou-se piloto aos 13 anos quando ganhou um campeonato nacional de R/C. A sua estreia no WRC deu-se em 1999. Com a ajuda do seu compatriota e patrão da Skoda, assinou um contrato de 3 anos como piloto júnior da Ford. No ano seguinte firmou a sua longa e proveitosa ligação à Subaru World Rally Team.
Obtendo a sua primeira vitória num WRC na Grã Bretanha em 2002, na Subaru Solberg logrou tornar-se o primeiro campeão do mundo de WRC norueguês em 2003. Desde então afirmou-se como sério concorrente do campeão Sebastien Loeb, mas sem nunca conseguir chegar ao título. Em finais de 2008 a Subaru retirou-se do WRC, e nasceu a Petter Solber World Rally Team, uma equipa de carácter privado. Correu grande parte da época de 2009 com um Citroen Xsara WRC de 2006, fazendo as duas últimas rondas com um Citroen C4 WRC de 2008.
Na escala 1/1:
Chamo aqui a atenção para o facto de os dados e parâmetros deste e todos os outros modelos analisados provêm de pesquisas online, pelo que os dados poderão não ser fidedignos, na medida em que são dados tipicamente ocultados ou manipulados pelas marcas.
2006
Motor
Configuração:B 4
Localização: Frente, montado longitudinalmente
Cilindrada: 1,994 litros / 121.7 cu in.
Valvulas: 4 válvulas / cilindro, DOHC
Injecção: directa
Aspiração: Turbo
Transmissão
Chassi / Carroçaria: aço monobloco
Direcção: pinhão e cremalheira, assistida
Travões: de discos ventilados, em todas
Caixa de velocidades: sequencial de 6 velocidades
Tracção: AWD
Dimensões
Peso: 1230 kg | 2712.2 lbs
Comprimento / Largura / Altura: 4425.001 mm ; 1800.001 mm ; 1390.001 mm
Distância entre eixos:2545.001 mm | 100.2 in.
Performance
Potência:300.00 HP (220.8 KW) @ 5500.00 RPM
Binário: 434.00 Ft-Lbs (588.5 NM) @ 4000.00 RPM
Peso / Potência: 0,24 cv / kg
Este modelo faz parte da familia 44S apresentada em 2001 no Rally de Monte Carlo como substituição da série 22B. Muito se esperava dele, e logo á partida conquistou. Conquistou a alcunha de "bug eyes" pelo seu visual e particularmente pelo grupo óptico frontal. Amado por uns, odiado por outros, a hisória prometia.
No entanto essa história veio a mostrar-se rocambolesca. Falta de fiabilidade e inconsistência ditaram que em 2003 se fizesse nova revisão. Desta vez o 44S ficava sem "olhos de insecto" mas com problemas na mesma. Nada que impedisse Solberg de vencer o campeonato WRC desse ano, e marca de conquistar o titulo na respectiva categoria.
No que toca á versão de 2006 os problemas foram uma constante. Solberg não conseguiu melhor do que o sexto lugar do campeonato, e a Subaru 3º em fabricantes.
Motor
Configuração: B 4 B 4
Localização: Frente, montado longitudinalmente Frente, montado longitudinalmente
Cilindrada: 1,997 litros / 121,9 cu in. 1,994 litros / 121.7 cu in.
Valvulas: 4 válvulas / cilindro, DOHC 4 válvulas / cilindro, DOHC
Injecção: directa directa
Aspiração: Turbo IHI Turbo
Transmissão
Chassi / Carroçaria: aço monobloco aço monobloco
Direcção: pinhão e cremalheira, assistida pinhão e cremalheira, assistida
Travões: de discos ventilados, em todas de discos ventilados, em todas
Caixa de velocidades: sequencial de 6 velocidades sequencial de 6 velocidades
Tracção: AWD AWD
Dimensões
Peso: 1230 kg / £ 2711,7
Comprimento / Largura / Altura: 4465 milímetros/ 1800 mm/ 1390 mm
Distância entre eixos:2540 mm (100 in)
Performance
Potencia: 300 cv / 224 KW @ 5500 rpm
Binário: 589 Nm / 434 ft lbs @ 4000 rpm
Peso / Potencia: 0,24 cv / kg
A temporada de 2007 trouxe mais alterações ao 44S. A grande parte delas mecânicas, sendo que a única "visível" foi o aumento de comprimento da carroçaria em 40mm. O binário foi ligeiramente melhorado.
Teve um ínicio de temporada tímido em 2007 com um 6º lugar em Monte Carlo, mas ainda assim melhor do que a anterior. Ainda assim a temporada foi recheada de altos e baixos, desistências e acima de tudo imensas queixas de Solberb sobre o comportamento do carro ser demasiado imprevisível.O ponto alto da temporada foi mesmo em Portugal onde logrou um 2º lugar da geral. Terminou 2007 em 5º lugar logo á frente do irmão mais novo Henning Solberg que corria na altura numa equipa privada com um Ford Focus de 2006.
A Subaru terminaria o Mundial em 3º lugar novamente nos construtores, começando aí o principio do fim da equipa oficial. O fosso para as concorrentes Ford e Citroen era cada vez maior.
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