Está já em marcha a preparação da viatura para esta categoria. O modelo para já seleccionado é o VW Polo da Powerslot com a decoração do Campeonato de Rally da África do Sul em S1600.
O modelo em si apresenta uma mecânica em anglewinder, motorizado pelo PS-1, uma opção que... já não se usa. Com os elementos da transmissão e casquilhos em plástico, depressa me apercebi que a tarefa de tornar este "bolinhas" em algo competitivo se iria tornar trabalhosa.
O único ponto a favor da mecânica era mesmo o facto do patilhão ser munido de uma mola tornando-o assim minimamente basculante.
Primeiras modificações: trocar a cremalheira por uma da slot.it com 30 dentes (não conhecendo eu nada do modelo atirei um número ao ar e bateu no 30...), trocar os casquilhos por bronzes, e substituir o tira-folgas de plástico por algo mais... convicente.
Logo a seguir deparo-me com um pinhão algo distante da cremalheira, ao que tratei de puxar mesmo á frente um pouco. Aí apercebo-me que o mesmo estava extremamente solto no veio, e sem qualquer tipo de fixação ao mesmo. Isto promete....
Para o eixo traseiro, eixo scaleauto oco e jante slo.it com pneu P6 ( a precisar de limpeza eu sei).
Rebarbada a carroçaria dos eventuais excessos de plástico, assim como no chassi, e obtive assim uma boa margem para que ambos basculassem entre si com o desaperto dos parafusos respectivos.
Tiradas as folgas de forma algo inventiva (anilhas de metal com 3mm), e surge o primeiro problema:
O pinhão estava a tocar no pneu. Tenho mesmo de o trocar por outro em metal e se calibrado. Este pinhão de plástico para alem de não apertar no veio está no mínimo... torto.
Ajustado o pinhão e a jante está pronto para as primeiras voltas na pista. Venham daí esses testes.
O modelo em si apresenta uma mecânica em anglewinder, motorizado pelo PS-1, uma opção que... já não se usa. Com os elementos da transmissão e casquilhos em plástico, depressa me apercebi que a tarefa de tornar este "bolinhas" em algo competitivo se iria tornar trabalhosa.
O único ponto a favor da mecânica era mesmo o facto do patilhão ser munido de uma mola tornando-o assim minimamente basculante.
Primeiras modificações: trocar a cremalheira por uma da slot.it com 30 dentes (não conhecendo eu nada do modelo atirei um número ao ar e bateu no 30...), trocar os casquilhos por bronzes, e substituir o tira-folgas de plástico por algo mais... convicente.
Logo a seguir deparo-me com um pinhão algo distante da cremalheira, ao que tratei de puxar mesmo á frente um pouco. Aí apercebo-me que o mesmo estava extremamente solto no veio, e sem qualquer tipo de fixação ao mesmo. Isto promete....
Para o eixo traseiro, eixo scaleauto oco e jante slo.it com pneu P6 ( a precisar de limpeza eu sei).
Rebarbada a carroçaria dos eventuais excessos de plástico, assim como no chassi, e obtive assim uma boa margem para que ambos basculassem entre si com o desaperto dos parafusos respectivos.
Tiradas as folgas de forma algo inventiva (anilhas de metal com 3mm), e surge o primeiro problema:
O pinhão estava a tocar no pneu. Tenho mesmo de o trocar por outro em metal e se calibrado. Este pinhão de plástico para alem de não apertar no veio está no mínimo... torto.
Ajustado o pinhão e a jante está pronto para as primeiras voltas na pista. Venham daí esses testes.
5 comentários:
Yesss.....
De braços cruzados não estás não, meu malandro...
Força, estou a gostar....
Quero é vêr o resultado final.
Um abraço
Não não estou, mas antes de escrever há que fazer.
E como deves ter visto ontem aditamentos são necessários a este artigo.
Em breve num blog perto de si...
Vocês deixam nos N-GT correr um vw polo S1600
Eu neste carro mudaria tb o motor e pinhão(nc-5 e um pinhão slotting plus com parafuso)
Aqui na zona de lisboa este carro corre na classe S1600 ( renault clio,opel corsa,fiat punto s1600,citroen saxo e C2,etc)
Boas amigo Rui.
De facto esta viatura é uma excepção contemplada no nosso regulamento de N-GT. Penso que foi incluido por ser um modelo de rali com motor em posição anglewinder (dependendo da série). Parece-me uma opção interessante para enfrentar as classificativas "á Emidio" que nós temos.
Mas um aditamento a esta preparação já está em curso. E também vou apresentar os modelos da restante equipa.
Abraço e obrigado pela atenção
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