sábado, 23 de abril de 2011

Preparação 1 - Grupo B - Raios e Trovões

Ora, dado que aí vêm duas provas do Campeonato Regional de Rali eis que comecei a preparar algumas ideias para as diferentes categorias.

Esta é a primeira. Grupo B. Dado que os tempos são de crise e não sei quê, tive de virar-me para um modelo em que muitos não acreditam, mas acreditem ou não, é a única solução viavel no meu parque para esta categoria: Opel Manta 400 da extinta Sloter.

Como se pode ver nas fotos é um modelo comprido e largo q.b., não deixando ainda assim de ter uma condução algo desajeitada com o material de origem. O motor, Scx Pro Speed não é mau mas muito brusco, e o parafuso de fixação que o segura é quase inútil.


Primeiro passo: anular a mola do patilhão basculante. Muito dura levava a que a frente do carro se levantasse sem necessidade comprometendo a estabilidade. Em sua substituição lembrei-me duma solução usada pelo mestre MPQ no seu Lancia, um pequeno lastro no braço do patilhão.


Acompanhado de mais dois lastros logo à frente do eixo frontal, e devemos ter uma frente sossegada. Ah claro! O patilhão de origem foi substituido por um Scaleauto devidamente desbastado por forma a não encravar nos intervalos e intersecções das placas (a minha pista caseira é SCX pelo que isto é verdadeiramente importante para não andar à cabeçada).


Um eixo slot.it, hubs sltot.it (15,5 x 8), e partamos para o trem traseiro.



Começando pela transmissão eis uma ideia: pinhão de 9 dentes Sigma em nylon para atenuar a rouquidão do motor. Uma cremalheira slot.it anglewinder de 30 dentes, jantes magnésio slot.it e pneus 19x10 que equipavam o meu Toyota GT One da Scaleauto tudo devidamente rectificado. Note-se que no capitulo dos pneumáticos a escolha ainda está em aberto. Preparei uns Spirit SRS igualmente em jante da Sloting Plus. Os testes em pista ditarão a escolha final.


A altura do conjunto só não é maior porque penso que para este comprimento todo, é bem preciso "reservar" algum ângulo de ventre para lidar com obstáculos "a la Emidio".


2 comentários:

Azislot disse...

gostei do que vi só e pena e ter que levar lastro Parabéns.

Morgado disse...

Obrigado amigos!
A distribuição de massas neste modelo a isso o obriga...
Abraço