Modelo: Abarth S2000 Prototipo
Marca: NSR
Motor: King Evo 21k
Ora comecemos este artigo com um pressuposto no minimo... polémico. Na preparação deste modelo excelentemente conseguido pela NSR, não vamos tirar partido da possibilidade de montar o motor em posição anglewinder.
Vamos pegar neste modelo, deveras equilibrado na sua forma inicial, como de resto nos tem habituado a NSR, e fazer algo que até à data... ninguém ousou tentar. Por forma a encaixar no nosso regulamento de WRC, a " M Powerslide Team " monta para esta categoria uma Abarth S2000 4x4. Tal qual o original conduzido por Anton Alen, Andrea Navarra e Umberto Scandola no IRC.
A tarefa avizinhava-se algo complicada. Apesar da relativa simplicidade da mecânica do modelo, a mesma implicava alguns obstáculos á colocação de polias e correias a atravessar o comprimento do chassi. Isto aliado á excelente basculação do berço e de toda a estrutura do chassi, deixou-me a pensar que ou era uma excelente ideia, ou algo que podia correr muito mal.
Começando do inicio:
- Localizar as polias (Ninco, de aperto)
Na frente, do lado interior ao pilar de fixação (desencostado!)
Atrás, no lado oposto ao da posição onde estaria a cremalheira se o motor fosse montado em anglewinder.
Para tal foi necessário analisar exactamente onde passaria a correia e eventualmente ajustar as polias por milímetros, para que o caminho se tornasse desimpedido de obstáculos e fricções não desejadas. Eis a solução encontrada.
Passando o pleonasmo, justamente justo para o efeito. Conseguimos assim equipar o nosso S2000 com tracção às quatro rodas.
Adicionando um pouco de basculação ao berço do motor, mas mantendo os parafusos de fixação da carroçaria apertados. o berço ao bascular pode provocar um ou outro ponto de fricção entre a correia e o berço, mas ainda assim estou optimista quanto aos testes na pista.
Chegado o dia de testar esta maquina de precisão existiam dois factores necessários a levar em conta:
- O circuito em que decorreriam os testes, seria o GT Team Slot Clube, uma pista de velocidade construída pela Carrera. Podem encontrar uma vista geral do traçado aqui, cortesia do nosso amigo Hugo Figueiredo.
- O motor apenas havia sido rodado a 9V durante 10 minutos, possivelmente não desenvolveria ainda toda a sua potência.
As primeiras voltas são dadas, o carro porta-se serenamente. Quando requisitado para uma aceleração mais pujante eis que... não desenvolve. Problemas de motor? A transmissão a prender? Punho? Calha?
De volta à pista com este contratempo resolvido. O carro comporta-se ainda melhor agora no pleno das suas capacidades. Curvando com suavidade, nas primeiras voltas deparo-me com uma particular dificuldade em encontrar um ponto de aceleração para a saída das curvas. Muito cedo, e acabo fora, a meio consigo fantásticas cambalhotas (a par com os meus colegas dos Corsinhas da Sloter). O ponto melhor seria mesmo à saída das mesmas. O problema que surgiu em seguida era a excessiva travagem que a transmissão estava a impor. O que não será mau de todo em rali.
De volta à oficina. Vamos proceder a algumas alterações e ver o que acontecerá a seguir.
5 comentários:
Um projecto ainda mais arrojado que pôr um Hyundai Accent a andar...
Mão é de todo original, mas também não é muito habitual, até porque fica a ideia de que a NSR colocou uma carroçaria de um carro de rally numa mecânica a pensar na velocidade. O ultra-baixo chassis ajuda a que não estorve a passagem das correias das polias, mas deverá causar embaraços no piso irregular ou com saltos.
Boas Corridas
Boas.
Belo projecto. E belo artigo técnico!
Seguramente que com alguma criatividade serão ultrapassadas todas as dificuldades técnicas que um desafio deste calibre poderá colocar.
Só falta agora arranjar forma de por aqui um suporte de patilhão basculante...
Boas gatilhadas!
MPQ
E quanto às dificuldades do ensaio, nunca poderiam ser do punho! lol!!!
MPQ
Boas minha gente!
Obrigado pelos elogios e sugestões!
E sim obrigado Miguel pelo punho, mas por momentos ensombrou-me as perspectivas :)
Abraço e boas preparações
Caros amigos
Gostei de ver o vosso blog ... interessante, fui fundador e praticante dos slot cars na Madeira e depois nos Açores (Ponta Delgada) quando estudava então na Universidade. Na Madeira, chamava-mos ao nosso campeonato "Saclextrix" e tínhamos três campeontos o de Rallys,Velocidade e Fórmula 1. Estamos a falar dos finais dos 70. Hoje a Madeira, tem uma pista fabulosa e um campeonato quase profissinal. Da minha época, tal omo eu passaram para os rallys e o mais conhecido a nível nacional seria o Ricardo Caldeira que foi campeão Nacionl d Rallys com Fernando Peres. Ainda tenho dessa época, uma série de carros históricos de rally os Ford Escort México, o LANCIA Stratos , o TRimph TR7, o Porsche Carrera RS, Datsun 240Z e outros. Os meus herdeiros tem os carros actuais, mas não têm a paixão dos madeirenses, nem dos homens do Norte... Hoje tenho no Karting uma ligação aos motores, com equipa que participa em provas de resisitência e além de integrar pontualmene o staff de uma equipa de TT,por ligações mais familiares do que deportivo. Mas gostei mesmo do vosso Blog que me fez regressar a vinte atrás. Um abraço para Braga e para os amantes dos Slot Cars, há vinte anos chamavamos "Mini Modelos"....
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