domingo, 7 de novembro de 2010

Celica - História de uma Saga - Parte 1

É conhecida a minha paixão por este modelo nipónico. O Celica é o meu carro de eleição por diversos motivos, que são tantos, que não vos vou maçar com pormenores. Vi o primeiro Celica da minha vida por volta de 93 na Costa da Caparica. Vermelho, descapotável, lindo, agressivo e diferente de tudo o mais em volta. Aí disse: "Quando for grande..."
Feios porcos e maus - Dominando o Safari

Agora já grande consegui graças a algum esforço e sorte ser possuidor de um.

5ª Geração, motor 2000, 16 válvulas, preto e em exceeelleeente estado de conservação. Um verdadeiro achado que já tem 19 anos de idade (2 na minha mão) e ainda só mudou um pequeno tubo de borracha que ressequiu com o tempo. Mas aquele ronronar... Tudo o resto mantém-se. Não sei como explicar doutra forma: ou se gosta ou não se gosta, eu adoro.

Por isso, e aproveitando a boleia do lançamento na série Vintage da Ninco do Celica GT4 (st205) e também na crista da polémica edição limitada, decidi contar-vos uma história que a cada passo vou descobrindo com imenso gozo e paixão. Aqui fica a história do Celica e das suas 7 gerações.


Era uma vez...

...o primeiro super carro japonês, o grande Toyota 2000GT, ou pelo menos assim o é considerado por diversos especialistas. Tornou-se um ícone da marca nos anos 60, no entanto a sua produção era deveras dispendiosa. Segundo o que se viu na Slotlandia deste ano a Racer já tem em pré produção uma réplica slot deste modelo na sua vertente competitiva (Shelby) para a série Silverline.

Apareceu então a alternativa S800. Um desportivo pequeno e divertido e acima de tudo barato. No entanto a sua estética era algo radical, e era preciso à época ter muita coragem para investir num modelo japonês tão radicalmente diferente. Daí poucas unidades deste modelo resistirem nos dias de hoje, principalmente na Europa e E.U.A. .

A Toyota decidiu então que era hora de criar um modelo desportivo, prático, fiável e fácil de conduzir. Algo que fosse apelativo ao consumidor mais comum.

A base do desenho do Celica foi este conceito: o EX1

A este desenho foi adicionada uma mistura de mecância do Corolla e elementos do Corona. Foram acrescentados bancos atrás (pequenos) para o tornar mais prático, pelo menos a crianças.

Toyota Carina '71 - Parecido não é?
A Toyota entretanto também lançou uma berlina com base no mesmo desenho e na mesma mecânica. À época isto permitiu-lhes poupar imenso dinheiro tendo assim dois modelos de conceito diferente mas que eram construídos na mesma fábrica. Esta poupança viria a reflectir-se nos preços ao consumidor.

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