sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Case Study - Mercedes 250 SL


Tornando-se numa absoluta e agradável surpresa no último Rali de MontecCarlo, vamos ver como este modelo se constituí e tentar perceber o porquê de tão boa prestação. Relembro que o Paulo Mendes conseguiu o segundo lugar de clássicos no Rali de Montecarlo, intrometendo-se assim na armada francesa que tem liderado.


À partida e olhando apenas ao exterior, estamos perante um modelo mais comprido e largo que os concorrentes directos. Tem 54 mm de largura contra os 49 do Stratus ou 47 do Alpine A110. No comprimento as diferenças são ainda maiores tendo o 250 SL 131 mm, o Stratus 1apenas 18mm e o Alpine 120 mm.

Até aqui podemos concluir que estamos perante uma base mais estável dadas as dimensões exteriores. Mentira. Este príncipio resulta bem em modelos de velocidade, que correm em circuitos de velocidade, por si só muito mais rápidos que as Especiais de qualquer rali.

Passando agora para o que faz tocar na pista.
Comparando os patilhões temos 3 exemplares distintos. Cada um com a as suas vantagens, cada um com as suas desvantagens. vejamos então o patilhão do Mercedes:

Com um parafuso de fixação, goza da particularidade de nunca desencaixar em andamento, e o seu sistema de encaixe dos fios de conexão ás palhetas permite manter um perfil baixo das mesmas. Pena que a sua posição seja exageradamente sobressaída levando assim a que a frente do carro fique bastante alta, ainda para mais com o sistema de parafuso a comprometer qualquer tentativa de regular a sua altura. Curioso como ainda assim este carro se porta lindamente nas curvas mais inóspitas do circuito, enfrentando sem problemas e com grande confiança os raios mais apertados com as inclinações mais pronunciadas. Talvez o facto da posição elevada ajudar a que as palhetas (apenas uma por polo) não percam o contacto com a pista tão facilmente como o próximo concorrente.

Agora no Lancia Stratus temos os sistema tradicional de encaixe do patilhão no chassi. Permitindo assim facilmente trabalhar o patilhão por forma a torna-lo mais esbelto e baixando assim a frente ao carro. No entanto o sistema de encaixe dos fios, e o facto de ser constituido apenas por uma palheta para cada polo de corrente pode levar a que facilmente perca contacto com a pista ficando assim sem alimentação.

No Renault Alpine temos aquele que aparentemente será o sistema mais apropriado. Patilhão tipico da SCX, de encaixe, com chapas de contacto a fazer a ligação do motor ás palhetas, e com palhetas sobrepostas. O patilhão é assim trabalhável do ponto de vista do perfil para baixar a frente do modelo, e as palhetas podem ser cortadas e dobradas por forma a ficarem com dois pontos de contacto cada uma na pista. Óptimo para nunca perder corrente. Péssimo se tivermos uma saída mais violenta e alguma das palhetas se deslocar do seu sitio.

O coração.
Nos três modelos podemos ter os seguintes motores:
Alpine A110 - RX41B - 18.000 rpm@12V
Lancia Stratos e Mercedes 250 SL - RX4 - 15.300 rpm@12V
Vantagem teórica para o Renault Alpine.
Aqui a única e eventual ciência será a do acaso e da rodagem. Um motor bem construído (95 em cada 100?) e bem rodado préviamente, são uma garantia para que se comporte á altura.
No capítulo da transmissão não há nada a assinalar, na medida em que também a relação, o pinhão e a cremalheira são idênticos nos três modelos: 9/27, metal, plástico.


O que sobra então?

- Pneus

De 18mm por 7mm no caso dp 250SL e 17mm por 7mm no Alpine, o que leva a que na prática sejam polivalentes.
O Stratus monta pneus 17 mm por 8mm à frente e 19 mm por 11mm atrás. Aparentemente leva vantagem sobre os outros dois. Pneus mais largos, mais aderência. Verdade se a borracha da SCX assim o permitisse...

- Eixo Frontal

Mais uma vez estamos perante um empate. O 3 modelos de caixa vêm com folgas horizontais e verticais no eixo frontal, o que leva a que em qualquer um deles se perca um bocadinho de tempo a tira-las. No Mercedes da foto foram tiradas com a ajuda do José Augusto com a mais elementar das técnicas: palhinhas.

... Não haverá mesmo mais nada...?

Há. Um análise cuidada da forma das carroçarias vs posição do motor vs posição do motor relativamente aos eixos.

Vantagem para o Mercedes. Apesar das suas dimensões menos cómodas para traçados sinuosos, o conjunto parece ser o mais equilibrado apesar da altura da carroçaria. Tudo o peso extra em relação aos outros dois concorrentes é assim compensado num centro de gravidade que apesar de ser mais alto que o da concorrencia está mais a meio no plano horizontal.

Obviamente que um patilhão eficaz nas curvas mais complicadas, e uns pneus que apesar da sua reduzida largura não comprometem muito o comportamento do "Táxi"

Fico a aguardar as vossas opiniões. Dos proprietários do SL ou mesmo de quem já os viu correr.

Eu estou bem contente pelo desempenho deste mais recente "M" da MPowerslide.

1 comentário:

Classic Slot Events disse...

Amigo eu tenho um mercedes destes e troquei lhe as jantes por um minilite da gom e fiz umas 10h de rodagem e ficou muito bom