terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Rally do Mexico


A segunda prova do Mundial de Ralis teve lugar no GTTeam no passado Sabado, 15 de Fevereiro. O mesmo foi pontuavel para as categorias de WRC e Super 1600.

A participação da MPowerslide team foi ensobrada por alguns azares, numa prova muito disputada e com momentos de adrenalina a rodos.

A armada


Para a categoria de apoio S1600, não dispomos de viatura. Como tal solicitamos à organização autorização para correr com um Megane S2000 da Ninco, correspondendo o mesmo ao mais proximo dos S1600, sendo inclusive aceite na categoria em alguns clubes. A decisão foi rápida e favoravel sob condição da unanimidade dos concorrentes concordarem com a entrada desta viatura.


Na categoria raínha estava tudo encaminhado para um regresso aos palcos do Mundial de um icone da classe. No entanto, devido a um problema no chassi de ultima hora, fomos forçados a correr com um C4 lightning equipado com um motor da Avant Slot. O mesmo demonstra bastante potencial, mas dada a sua tardia preparação ficou aquem das expectativas.

Os troços


O primeiro troço constiruiria as PECs 1 e 2 de ambas as categorias. Um circuito Ninco, bastante rapido e recheado de saltos nas zonas rápidas.



Salientam-se o caracol largo e rapido que porporcionou excelentes imagens e calafrios a quem o abordava, pois a parte inferior era uma zona cega.


Seguiam-se uma secção de S's tambem ela muito rápida, de belo efeito, testando a aderencia e basculação dos modelos ao maximo.



Por fim o salto principal onde alguns pilotos se deliciaram a dar espetaculo, arriscando descolar os modelos da pista, e outros asseguraram-se prezando o resultado em detrimento do espetaculo.

Na recta da meta existia também um pequeno salto que fez furor. No sentido da segunda PEC o mesmo constituia um perigo a quem cruzasse a meta sem o patilhão na calha.


O segundo troço constituia o palco para as Classificativas espetaculo. As PECs 3 e 4 foram antecedidas por fortes chuvas que destruiram parte do traçado criando uma enorme poça logo no inicio do troço.



A partir deste ponto entrava-se numa recta bastante rapida que terminaria numa esquerda cega, escondida pelo restante traçado. A bem da verdade, qualquer curva apos a àgua era complicada visto que o comportamento do carro ficava bastante alterado após molhado.



A prova decorreu com um ambiente muito positivo. A diversão foi imensa, o convivio total. Para a História ficam as vitorias de Bruno Martins em ambas as classes, as bonitas imagens proporcionadas pela àgua destilada quer em fotos quer em video.

Quanto à prestação da MPowerslide cifrou-se num honroso segundo lugar na cateforia S1600 e um penoso ultimo lugar em WRC.

Aqui fica a reportagem video

A Reportagem oficial está AQUI.

Rally Montecarlo 2014 - let it snow...

Foi no dia 8 de Fevereiro que teve lugar a segunda prova do Campeonato Regional de Ralis. Nas instalações do CSB foi montado um palco de luxo para o evento constituído por 3 troços: 2 de asfalto e 1 em neve (farinha entenda-se...).





Os troços

A primeira e terceira PEC foram disputadas num traçado em asfalto maioritariamente mas que contava com alguns obstaculos de TT.
Recta da meta longa e muito rapida. O morro lá ao fundo anunciava a zona lenta..

O morro. Zona técnica do primeiro troço.

Estas rampas deram que fazer... no sentido inicial, lançados por uma grande recta, havia que travar forte para descer com cuidado. No inverso revelaram-se curtas para subir com motores menos possantes.

Zona rápida do troço...
Recta quebrada por uma mini chicane. Assustadora à vista, inofensiva na pratica.

O segundo troço albergou a segunda e quarta classificativa do rali.


Perspectiva geral do Segundo troço.
Zona tecnica do troço 2. Enquanto me diverti com a igreja, outros foram vitima do pilar em pedra que suportava a recta das arvores.

A bonita recta das arvores.

Zona muito rápida nos dois sentidos. Quando a subir uma maravilha, quando a descer um pesadelo nas travagens. Quem ganhou o prémio: "Mais arvores abanadas à passagem?"

Finalmente o terceiro troço representava com bastante fidelidade o famoso Col de Turini. Um traçado muito técnico que para alem das curvas fechadas contavam também com subidas deveras dificeis e uma descida muito rapida. As imagens falam por si.











A armada

Nesta prova disputaram-se, como sempre, duas categorias: WRC e produção Ninco. Dado que teriamos dois pisos diferentes, tinhamos dois setups para cada carro.

Na categoria de apoio a aposta recaiu num Ford Focus. Montado com tracção às 4 rodas, contava com 2 pares de polias e respectivas correias e um motor NC14. Na traseira mortecedores amarelos (duros) e na frente sem amortecedores. Em asfalto a tracção era dada por pneus slot.it atrás e ninco á frente, em neve a escolha recaiu nuns Gom de tacos atrás e mistos da PS á frente. O resultado não foi bom... 11° lugar na categoria. Muito por culpa de um carro demasiado baixo para enfrentar as duras subidas em asfalto e neve.


Já na categoria principal o escolhido foi o 207 da Avant Slot. Devidamente subido nos eixos, teve o seu interior substituido por lexan e o motor substituido por um MSC Thunder 2. Tracção às 4 garantida pelas suas polias e correias de série, montou jante e pneus da Ninco para asfalto, na frente uns Scaleauto grip 0, e para neve Gom de tacos atrás e mistos da PS á frente. Uma bomba que por falta de melhor dedo ficou-se pelo 10° lugar.


Agora a reportagem em video da prova vencida por Emidio Peixoto... claro.


Produção Ninco



WRC


Reportagem Oficial AQUI.

RAID DA ARGENTINA - Crónica de um estreante

No passado dia 1 de Fevereiro teve lugar nas instalações do GT Team o !º Raid da época de 2014, o Raid da Argentina.Tratou-se de um só troço com obstaculos da SCX, alguns troços em asfalto Ninco. Duas classes T1 e T2 iriam disputar esta looonga e dura prova.


A novidade? Nós... nunca fiz uma prova de TT. A viatura!

Um fantástico Celica TT directamente das mãos do artesão madeirense que o criou, Túlio Sousa.


Este invulgar (único arrisco!) modelo conta com um chassi GOM adaptado a  a carroçaria da SCX. A carroçaria foi engenhosamente alargada e recortada, e conta com uma pintura e um interior personalizados.

O setup com que foi entregue é apropriado a pistas bastantes sujas. Com pneu raiados/de taco da PKS e um motor Powerslot PS1, encontra-se também bastante lastrado (xxx g total do conjunto). Tudo para que não seja demasiado brusco mas que tenha binario para enfrentar as subidas. Todo o conjunto bascula bastante bem, auxiliado pela suspensão.

Bem de volta à prova.
Como dito anteriormente a pista era bastante longa e técnica. Estava limpa, pelo que o setup escolhido não seria o mais adequado. Ainda assim fomos com a intenção de pontuar na experiência.

Na categoria T1 o mais rápido foi Augusto Amorim com um tempo de 183,461s e uma diferença de 3,775s para o segundo lugar.

Na categoria T2 brilhou Bruno Mrtinst com 262,264s e uma diferença de 30,323s (!!!) para o segundo classificado.

Aqui fica o video da passagem de David Azevedo.


Nós? Em ultimo lugar da prova em primeiro lugar no ranking dos que esperam ansiosamente repetir a experiencia.

Link para a reportagem oficial AQUI.