quarta-feira, 31 de março de 2010

Citroën C4 WRC Loëb - Preparação Miguel Queirós


Pelas mãos deste excelente preparador chegou-nos um estudo interessantíssimo. Com base num Citroen C4 WRC da Scalextric o nosso mais recente piloto convidado preparou uma máquina deveras interessante.

Pegando num chassi MSC Montecarlo, é fácil ver que só sobrou mesmo a carroçaria do modelo original. Mas nem tudo são rosas. Ao contrário do que o fabricante anuncia, este chassi não é universal de todo.


Nas imagens acima podem vislumbrar-se as peças a que Miguel Queirós teve de recorrer para acertar o comprimento do chassi em relação aos pilares dos parafusos na carroçaria. À frente uma ponte em carbono a unir os pilares da carroçaria, e atrás uma ponta de poucos milímetros para encaixe no parafuso de trás.

O restante conjunto apresenta uma interessante solidez geral. Permite a regulação dos eixos em altura e distância entre si, a colocação de um patilhão basculante com uma mola relativamente mole e um motor que cumpre. A tracção às 4 é possível por intermédio de polias e uma correia de borracha.
Feito um teste na pista do GT Team (velocidade) ficamos com uma excelente impressão deste modelo. Um motor que não brilha em termos de resposta, mas extremamente suave e que a nível de velocidade de ponta dá cartas. Só para efeitos comparativos, facilmente se conseguiu obter tempos na casa dos 8.0.

Faço uma ressalva aqui a potenciais entusiastas que queiram imitar este nosso preparador. A MSC apresenta duas formas de vender este chassi:

- em caixa completo mas sem guia basculante (comprada numa saqueta á parte)
- em saquetas que trazem diversos elementos separados (berço e chassi numa, patilhão noutra, molas noutra, etc.)

Isto é uma situação que poderia ser normal se a MSC se dignasse a informar convenientemente no seu site (que até agora creio que não existe) ou através dum catalogo ou folheto explicativo. Assim o comum dos mortais pode preferir comprar as saquetas se já tiver as componentes mecânicas, no entanto terá de comprar mais do que uma.

Um grande obrigado ao Miguel por nos ter conferido a honra de apresentar este seu projecto. Pena é que para já não possa correr em nenhuma categoria, assim poderíamos avaliar melhor as suas capacidades.

terça-feira, 30 de março de 2010

Mitsubischi Evo X - Avant Slot

Já chegou ao mercado internacional o tão aguardado Mitsubishi Lancer Evo X da Avant Slot.

Como é visivel pelas imagens disponiveis nesta conhecida loja espanhola de slot, a decoração não é do nosso campeão Armindo Araújo, mas sim de Xavier Pons.Apesar do título mundial ganho por Araújo o fabricante espanhol decidiu premiar o piloto da casa... Até quando a nossa pequenez?

Comparativo Solberg 1/1 - 2007 vs 2006

No seguimento do comparativo publicado no blog do GT Team, aqui, faço agora um comparativo à escala real. Para os mais distraídos ficam os dado novamente sobre o denominador comum deste comparativo: o piloto, Petter Solberg.

Sobre o piloto:

Petter "Hollywood" Solberg nasceu a 18 de Novembro em Østfold, no sudeste da Noruega. Tornou-se piloto aos 13 anos quando ganhou um campeonato nacional de R/C. A sua estreia no WRC deu-se em 1999. Com a ajuda do seu compatriota e patrão da Skoda, assinou um contrato de 3 anos como piloto júnior da Ford. No ano seguinte firmou a sua longa e proveitosa ligação à Subaru World Rally Team.

Obtendo a sua primeira vitória num WRC na Grã Bretanha em 2002, na Subaru Solberg logrou tornar-se o primeiro campeão do mundo de WRC norueguês em 2003. Desde então afirmou-se como sério concorrente do campeão Sebastien Loeb, mas sem nunca conseguir chegar ao título. Em finais de 2008 a Subaru retirou-se do WRC, e nasceu a Petter Solber World Rally Team, uma equipa de carácter privado. Correu grande parte da época de 2009 com um Citroen Xsara WRC de 2006, fazendo as duas últimas rondas com um Citroen C4 WRC de 2008.
Corre actualmente na temporada de 2010 com dois C4 de 2009 comprados á Citroen.

Na escala 1/1:

Chamo aqui a atenção para o facto de os dados e parâmetros deste e todos os outros modelos analisados provêm de pesquisas online, pelo que os dados poderão não ser fidedignos, na medida em que são dados tipicamente ocultados ou manipulados pelas marcas.
2006


Motor

Configuração:B 4
Localização: Frente, montado longitudinalmente
Cilindrada: 1,994 litros / 121.7 cu in.
Valvulas: 4 válvulas / cilindro, DOHC
Injecção: directa
Aspiração: Turbo

Transmissão
Chassi / Carroçaria: aço monobloco
Direcção: pinhão e cremalheira, assistida
Travões: de discos ventilados, em todas
Caixa de velocidades: sequencial de 6 velocidades
Tracção: AWD

Dimensões
Peso: 1230 kg | 2712.2 lbs
Comprimento / Largura / Altura: 4425.001 mm ; 1800.001 mm ; 1390.001 mm
Distância entre eixos:2545.001 mm | 100.2 in.

Performance
Potência:300.00 HP (220.8 KW) @ 5500.00 RPM
Binário: 434.00 Ft-Lbs (588.5 NM) @ 4000.00 RPM
Peso / Potência: 0,24 cv / kg

Este modelo faz parte da familia 44S apresentada em 2001 no Rally de Monte Carlo como substituição da série 22B. Muito se esperava dele, e logo á partida conquistou. Conquistou a alcunha de "bug eyes" pelo seu visual e particularmente pelo grupo óptico frontal. Amado por uns, odiado por outros, a hisória prometia.

No entanto essa história veio a mostrar-se rocambolesca. Falta de fiabilidade e inconsistência ditaram que em 2003 se fizesse nova revisão. Desta vez o 44S ficava sem "olhos de insecto" mas com problemas na mesma. Nada que impedisse Solberg de vencer o campeonato WRC desse ano, e marca de conquistar o titulo na respectiva categoria.




No que toca á versão de 2006 os problemas foram uma constante. Solberg não conseguiu melhor do que o sexto lugar do campeonato, e a Subaru 3º em fabricantes.








2007


Motor
Configuração: B 4 B 4
Localização: Frente, montado longitudinalmente Frente, montado longitudinalmente
Cilindrada: 1,997 litros / 121,9 cu in. 1,994 litros / 121.7 cu in.
Valvulas: 4 válvulas / cilindro, DOHC 4 válvulas / cilindro, DOHC
Injecção: directa directa
Aspiração: Turbo IHI Turbo

Transmissão
Chassi / Carroçaria: aço monobloco aço monobloco
Direcção: pinhão e cremalheira, assistida pinhão e cremalheira, assistida
Travões: de discos ventilados, em todas de discos ventilados, em todas
Caixa de velocidades: sequencial de 6 velocidades sequencial de 6 velocidades
Tracção: AWD AWD

Dimensões
Peso: 1230 kg / £ 2711,7
Comprimento / Largura / Altura: 4465 milímetros/ 1800 mm/ 1390 mm
Distância entre eixos:2540 mm (100 in)

Performance
Potencia: 300 cv / 224 KW @ 5500 rpm
Binário: 589 Nm / 434 ft lbs @ 4000 rpm
Peso / Potencia: 0,24 cv / kg
A temporada de 2007 trouxe mais alterações ao 44S. A grande parte delas mecânicas, sendo que a única "visível" foi o aumento de comprimento da carroçaria em 40mm. O binário foi ligeiramente melhorado.
Teve um ínicio de temporada tímido em 2007 com um 6º lugar em Monte Carlo, mas ainda assim melhor do que a anterior. Ainda assim a temporada foi recheada de altos e baixos, desistências e acima de tudo imensas queixas de Solberb sobre o comportamento do carro ser demasiado imprevisível.
O ponto alto da temporada foi mesmo em Portugal onde logrou um 2º lugar da geral. Terminou 2007 em 5º lugar logo á frente do irmão mais novo Henning Solberg que corria na altura numa equipa privada com um Ford Focus de 2006.


A Subaru terminaria o Mundial em 3º lugar novamente nos construtores, começando aí o principio do fim da equipa oficial. O fosso para as concorrentes Ford e Citroen era cada vez maior.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Rally de Portugal

Já está anunciada a próxima ronda do Campeonato Interclubes de Rally. Desta feita baptizado, após votação, com o jocoso nome de Rally de Portugal pelos 80's. Confesso que desconheço quem terá sido o autor desta sugestão vencedora, mas continuo a defender que o patrocíonio de uma marca como o Vinho do Porto poderia trazer a grandeza dos tempos em que outros vícios patrocinavam em grande estas provas.

Como já seria de esperar a M lá estará, desta feita com um novo piloto convidado. Mas antes do anúncio do mesmo, deixo uma palavra de agradecimento ao anterior, António "Sandeman" Maia pela sua prestação. Em nome da equipa os nossos parabéns pelos excelentes resultado, e o nosso obrigado por ter aceite e envergado com honra a camisola da M Powerslide Team.

Passados os agradecimentos, vamos à apresentação do novo piloto convidado.


Nada mais nada menos que o conhecido preparador e piloto temível Miguel Queirós. Também conhecido pelas participações como comissário de prova, a M Powerslide tenta assim obter uma... melhor ligação com essas entidades arbitrais.

Após uma ronda negocial nada fácil, a M Powerslide na pessoa do seu co-administrador António Morgado, conseguiu a contratação deste magnífico piloto e preparador pela módica quantia de 1 sandes de couratos . 1 coca cola €.

Espera-se assim uma participação de peso neste evento que conta agora com a categoria de Grupo B, cujo regulamento técnico já se encontra disponível.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Rali Rota do Vinho Verde - PEC2

Já na segunda especial, todos os problemas afloraram. Ou não fosse uma classificativa "à la Emídio". Curvas apertadinhas, zonas extremamente rápidas, e de uma apelo visual extremo.

Rali Rota do Vinho Verde - PEC1

Aqui fica o vídeo de algumas passagens de ambos os grupo N-GT e WRC na PEC 1 do Rali Rota do Vinho Verde. Note-se que foi nesta PEC que António Maia mais dificuldades teve em N-GT com o seu bonito Ferrari. Pelo contrário Rui Mota e António Morgado ganharam preciosos segundos nesta categoria ao longo desta PEC.

Em WRC Rui Mota perdeu aqui preciosos segundos no salto. Já António Maia e Morgado conseguiram aqui cavar vantagem para a concorrência.

Assim se escrevia a primeira parte de uma prova extremamente positiva para a MPowerslide com o seu primeiro pódio em N-GT (Rui Mota - 2º classificado).

sexta-feira, 5 de março de 2010

Reportagem Rally Rota do Vinho Verde



Os nossos modelitos de serviço...











Aqui ficam as fotos de mais um fantástico Rali desta vez com sede no CSB. As reportagens podem ser encontradas aqui e aqui, assim como um acérrimo debate sobre o eventual atraso nas provas de rally.

Fica aqui também oficialmente o convite para que o conhecido preparador e piloto sensação da actual temporada de rallys Miguel Queirós para que preencha o lugar de piloto convidado na prova marcada para 17 de Abril.

quinta-feira, 4 de março de 2010

N-GT - VW Polo S1600 - Aditamento

Tal como já aqui havia sido dito, este Polo ia dar um bocadinho de luta. Após alguns testes e experiências, aqui fica a receita final para N-GT.


Cremalheira - Slot.it de 30 dentes
Pinhão - de metal não conheço a marca, mas agradeço ao Mota que mo cedeu e acenta que nem uma luva.
Motor: Slot.it Boxer/2
Pneus e jantes - SCX PRO

Pormenor de um nova técnica de rodagem de motor, a mecânica. Com um motor escravo fixo a um chassi que por sua vez tá fixo a um suporte de aluminio, uma cremalheira e um eixo (este para fixar jants e trabalhar pneus), uma pilha de 9V e o motor a ser rodado fixo com fita cola com o respectivo pinhão encaixado na cremalheira do escravo. 15 min depois...

Rally Rota do Vinho Verde - Apresentação Oficial

Aí está o plantel escalado pela M PowerSlide Team para este Sábado. Então por categorias temos:

- N-GT

António Morgado - VW Polo POWERSLOT
Motor: Slot.it Boxer/2 - 21.500@12V
Pneus: SCX
Jantes: SCX Pro

António Maia - Ferrari 360 Modena NINCO

Motor: Avant Slot Hunter - 25.000 rpm@12V
Pneus: segredo
Jantes: Slot.it


Rui Mota - Porsche 997 GT3RS NINCO
Motor: Avant Slot Hunter - 25.000 rpm@12V
Pneus: segredo
Jantes: Slot.it

-WRC

António Maia - Peugeot 207 AVANT SLOT


Rui Mota - Citroën Xsara Pro SCX


António Morgado - Fiat Punto Abarth S2000 NSR


Todos os modelos foram preparados pelos respectivos pilotos.
Que a sorte esteja conosco, e se não estiver, estará o Maia para nos animar.

A M PowerSlide deseja que tudo corra de melhor com a organização e demais concorrência.